Carreira

Cladio Marcos é radiomaker, jornalista e tem 39 anos. Começou oficialmente em rádio em 1991 na Difusora Fm (95,7 MHZ) na sua cidade de origem (Ituiutaba-MG) onde conseguiu um espaço diário no estúdio de produção da emissora para treinar locução. Uma oportunidade para quem, até então, treinava apenas em casa ouvindo fitas da Joven Pan, Band e Transamérica de São Paulo. Naquela época, não tínhamos internet e os cursos de locução não chegavam ao interior de Minas. Essa oportunidade me foi dada pelo então Coordenador Artístico da emissora, Ronaldo Lima. No final de 1991 disputou uma vaga para operador de áudio na emissora concorrente (Cancella FM - 93,7 MHz) com mais dois candidatos e acabou contratado no início de 1992. Cerca de um ano depois foi promovido para a locução na emissora. Essa chance lhe foi dada pelo diretor geral Daniel Paulo do Nascimento.
Malas Prontas
Do interior de Minas para o interior de São Paulo.
Teve uma passagem relâmpago (uma semana) pela Transamérica de Araçatuba, no interior de São Paulo, mas se manteve em Ituiutaba.

Mudança para Uberlândia
Decidiu se mudar para Uberlândia no final de 1998 para cursar sua grande paixão: Jornalismo. Lá, o primeiro trabalho foi como estagiário na reportagem do Jornal Correio de Uberlândia (Eu, Terezinha Moreira, Roberta Guimarães, Sabrina Guerra, Francisco Adaílson e Ana Paula Souza). Também trabalhou por duas vezes na Líder FM (93,1 MHz) em 1997 e 1999. Na segunda passagem pela emissora comandou um programa pioneiro no rádio local. O "Líder Urgente" apresentado de segunda a sábado das 7h00 às 9h00 com duas horas de jornalismo local em FM (feito inédito na cidade) com equipe de produção e unidade móvel. Ao todo éramos sete pessoas na produção do programa: dois locutores (apresentação Cladio Marcos - Apoio: Joe Chocolate), repórter externa: Marcos Maracanã, produção: Patrícia Fonseca, atendimento: Ana Luíza, motorista: Paulão e Coordenação Geral: Laelson Sérgio de OLiveira. Entrevistados eram levados ao estúdio, participação de qualquer lugar da cidade e muita informação: geral, polícia, política, esportes. Uma produção interessante que também mesclava música nas duas horas de programação. Ficou quase cinco meses no ar. Quando o programa começou a se consolidar foi tirado do ar repentinamente pela direção.
Fato lamentável. A famosa mudança de plástica das emissoras e consequentemente da programação.

Rádio FIT
Ainda como estudante do curso de jornalismo em 1997 coordenou a criação da “Rádio FIT” montada com um aparelho de som 3 x 1 usado cedido pelos alunos e que utilizava o próprio sistema interno de som do Ubershopping (foto) para a transmissão. Nos intervalos (entre 20h40 e 21h00) os alunos do curso produziam boletins mesclando música e informação para todo o público do campus.

Assessoria em Rádio
Em 2000 participou de um projeto inédito de Assessoria de Imprensa em Rádio em Uberlândia através de um grupo de agências chamado “Consórcio da Gente” a convite do jornalista José Marcelo dos Santos. A ideia era realizar um minucioso trabalho de rádio-escuta das emissoras locais e a partir daí uma ponte imediata entre os profissionais das rádios e os secretários municipais e os assessores diretos. Em 2001 também atuava como repórter da sucursal Triângulo do Jornal Gazeta Mercantil sob a supervisão da jornalista Luciana Otoni.

Rede Itatiaia
Em 2001 Cladio Marcos passou a atuar como locutor/apresentador e repórter da FM Itatiaia de Uberlândia (101,9 MHz) onde permaneceu até a sua transferência para Brasília em 2008 como Correspondente da Rede Itatiaia na capital federal. Foi repórter da Rede Itatiaia em Uberlândia (MG) com destaque para a cobertura das eleições de 2006 onde coordenou uma equipe completa de âncoras, repórteres, comentaristas e especialistas. Acompanhou em outubro de 2007 toda a Operação “Ouro Branco” da Polícia Federal que prendeu 27 pessoas em Passos, no Sul de Minas, e em Uberaba, no Triângulo Mineiro e no mesmo ano em novembro registrou nas ruas de Uberlândia por mais de 12 horas seguidas os estragos provocados pelas fortes chuvas que alagaram vários pontos da cidade, arrastaram carros e deixaram dezenas de famílias desabrigadas.








Professor Universitário
De 2004 a 2008 se dedicou a área acadêmica ocupando o cargo de professor das três disciplinas de Radiojornalismo (Teoria, Prática e TCC) do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) além de Jornalismo Online e Jornalismo Comunitário.  

Brasília

Em Brasília (DF) desde 2008, como Correspondente da Rede Itatiaia participei no Congresso Nacional da cobertura de temas como a denúncia envolvendo o deputado federal Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força (PDT) suspeito de ligação com desvios no BNDES, que foi absolvido no Conselho de Ética da Câmara, por sete a três. Outro destaque acompanhado de perto foi o surgimento de um dossiê que continha informações sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Uma perícia nos computadores da Casa Civil identificou o vazamento. Outro caso destacou o banqueiro Daniel Dantas que foi condenado a dez anos de prisão e ao pagamento de R$ 12 milhões de multa por corrupção ativa no processo sobre a tentativa de suborno a um delegado da Polícia Federal na Operação Satiagraha.
No Supremo Tribunal Federal (STF) pude acompanhar os ministros aprovarem as pesquisas com células-tronco embrionárias, a polêmica decisão pela demarcação contínua de Raposa Serra do Sol e ainda, atropelando a inércia do Congresso Nacional, a decisão proibindo o nepotismo nos três poderes.
Após deixar a vaga de correspondente da Rede Itatiaia no Congresso Nacional e ministérios assumiu a vaga de Editor na Rádio Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF) no final de 2008. Nesse intervalo também realizou trabalhos para a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro também como correspondente no Congresso. Ainda teve a oportunidade de atuar como produtor, editor e repórter em uma breve passagem de três meses pela Agência do Rádio. A agência distribui conteúdo para mais de 3.700 emissoras em todo o país e o trabalho com o Ministério da Saúde foi interessante.
Em setembro de 2009, foi convidado a assumir a vaga de chefia na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como Assessor de Comunicação e Imprensa Substituto (cargo de gestão - equipe com cerca de 20 profissionais). Em março de 2011 decidiu se desligar da Aneel e assumiu a função de Assessor de Comunicação do presidente da Comissão de Reforma Política na Câmara dos Deputados, dep. federal Almeida Lima (PPS-SE).