terça-feira, 5 de julho de 2011

Oposição já trabalha por CPI dos Transportes


Após revelação de VEJA, parlamentares iniciam coleta de assinaturas para investigação. Sucesso da empreitada depende de dissidências na base

A oposição já recolhe assinaturas no Senado para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue o esquema de corrupção no Ministério dos Transportes, revelado por VEJA. Das 27 assinaturas necessárias para a instalação da CPI, os oposicionistas acreditam conseguir, com facilidade, cerca de 20. A partir daí, eles terão de contar com o apoio de dissidentes da base aliada. Neste caso, não há como recuar: não é possível retirar a assinatura do requerimento.

Como não existe prazo para criação da comissão, o tempo joga a favor dos partidos oposicionistas. E não é só isso: há quem diga que o governo não irá se esforçar muito em proteger Alfredo Nascimento e seu partido, o PR. "A corrupção no Ministério dos Transportes é tão grave que a própria presidente ficou preocupada”, diz Demóstenes Torres (DEM-GO). Nesta quinta-feira, a Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado aprovou um convite para que Nascimento se explique à Casa.

Entenda o caso - Reportagem de VEJA desta semana mostra o funcionamento de um esquema baseado na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias. No sábado, logo depois que as irregularidades vieram à tona, a presidente Dilma Rousseff mandou afastar quatro servidores citados.

Alfredo Nascimento permanece no cargo. Pelo menos por enquanto. Em reunião com a bancada de seu partido, na segunda-feira, o ministro aceitou dar explicações ao Congresso Nacional. A decisão não aliviou a pressão nem mesmo dentro do governo. A presidente Dilma ordenou à Controladoria Geral da União (CGU) uma investigação rigorosa nas licitações e contratos da pasta.

A apuração envolverá órgãos e empresas vinculados ao ministério, como a Valec e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As auditorias da CGU também incluem as representações regionais dos órgãos. Dependo do caso, a controladoria pode recomendar a apuração de responsabilidades e punição dos envolvidos.

Dilma também mandou Nascimento abrir uma sindicância no ministério - com toda a isenção que o ministério comandado pelo PR tem para investigar a si mesmo.

Gabriel Castro - Revista Veja

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