segunda-feira, 9 de maio de 2011

Comissão da Reforma Política realiza Conferência no Rio Grande do Sul


Foto: Marco Couto / Ag. AL
 A Comissão Especial da Reforma Política realizou hoje na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a 2ª Conferência da Reforma Política para debater o tema nos estados. Serão ouvidos representantes da sociedade civil e dos poderes públicos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS) fez o discurso de abertura e já deixou o evento em função de agenda em Brasília. Marco Maia lembrou a preocupação do presidente do PMDB, Michel Temer, de que a reforma possa ser aprovada ainda este ano. "Eu entendo a preocupação, mas precisamos discutir e amadurecer esse tema junto a nossa sociedade", declarou Marco Maia. O presidente da Comissão, deputado Almeida Lima (PMDB/SE), reforçou a importância do debate no estado do Rio Grande do Sul. "Devemos fortalecer os partidos com a reforma, mas nunca em detrimento do eleitor. É preciso aprimorar esses instrumentos", afirmou Almeida Lima.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, falou da necessidade da realização da reforma política no país hoje e da importância dessa discussão passar pelo estado. Para o vice-presidente da Assembléia Legislativa do RS, Adão Vila-verde, debater estes temas é algo urgente hoje no país. "Nós temos a honra de colocar mais uma vez o Rio Grande do Sul nessa discussão que temuma tradição nas grandes mudanças do país", afirmou o vice-presidente. 

O objetivo das conferências é ampliar a discussão sobre a reforma política e estimular a pressão popular por mudanças no sistema político brasileiro. Os debates foram sugeridos pelo presidente da comissão, deputado Almeida Lima (PMDB-SE). A 1ª conferência ocorreu no dia 29 de abril, em Goiânia (GO). Na sexta-feira (13), será realizada a 3ª conferência, em Aracaju (SE).

Reuniões em Brasília
A comissão também se reúne nesta terça-feira (10), em Brasília, para discutir processo e propaganda eleitoral, unificação das eleições e regras para suplência de senador e deputado. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 2.

Na quinta-feira (12), haverá audiência pública com três cientistas políticos: Cláudio Gonçalves Couto, professor do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e Jairo Nicolau e Fabiano Santos, professores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj). A reunião está marcada para as 9h30, no plenário 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário