terça-feira, 7 de junho de 2011

Governistas no Senado conseguem evitar outra votação para convocar Palocci

Camila Campanerut - Do UOL Notícias
Em Brasília

Os parlamentares governistas conseguiram nesta terça-feira (7) evitar mais um constrangimento de ver aprovada a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para explicar como conseguiu aumentar seu patrimônio em 20 vezes em quatro anos. A manobra ocorreu na sessão desta tarde da Comissão Mista de Controle de Atividade de Inteligência, presidida pelo deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO).

A confusão começou quando o deputado federal Paulo Abi Ackel (PSDB-MG) apresentou uma proposta fora da pauta do dia para convocar o ministro. Como havia apenas o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) para representar a base, ele conseguiu por telefone chamar os demais parlamentares aliados para evitar que o assunto fosse votado. Chegaram, então, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Marta Suplicy (PT-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB–RR) e o líder do PMDB na Casa, Renan Calheiros (AL).

Com os sucessivos discursos dos presentes, a demora para o início da votação e o início da ordem do dia (momento em que se iniciam as votações em plenário) fizeram com que o requerimento de convocação não fosse votado.

Se a base não tivesse se articulado rapidamente, a oposição teria conseguido aprovar a proposta. Regimentalmente não se pode votar nada em comissões quando a ordem do dia é iniciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário